Dia de Zamenhof em Maceió / Zamenhofa tago en Maceió

Iniciador da língua internacional Esperanto

Zamenhof - 15/12/1859 - 14/04/1917

Na próxima quarta-feira, dia 15/12/2010 a Associação Alagoana de Esperanto, em comemoração ao dia de Zamenhof (Z-tago), fará uma exposição sobre a língua internacional (livros, revistas, fotos, CDs, DVDs, etc) e também dará uma pequena palestra com apresentação de músicas e vídeos na língua Esperanto. O local será o mesmo onde ocorre o curso ministrado pelo professor Gonzalo Collantes Garcia – Centro de Ciências e Tecnologia – CECITE / CEPA – Farol – Maceió.
Mais informações: 3324-2979 e 9620-4464.
_______________________________________
No dia 15 de dezembro, dia em que nasceu L. L. Zamenhof o mundo comemora o chamado Dia de Zamenof (Zamenhofa tago). Alguns chamam de dia do Esperanto, dia da Cultura esperantista, ou outra denominação. Não importa. O que conta é a divulgação da língua iniciada pelo oftalmologista judeu-polonês e lançada ao mundo em 1887, com o primeiro manual na língua russa e traduções posteriores para o polonês, o alemão, o inglês, o francês, e hoje em centenas de línguas nacionais.
Em todo o mundo há praças, ruas, hotéis, escolas, monumentos (Monumentos sem fronteiras) e até asteróides com o nome de Esperanto (Asteróide nº1421) e Zamenhof (Asteróide nº 1462)
Em 1997 a Associação Universal de Esperanto editou o livro “Monumente pri Esperanto”, com a relação de 1044 objetos (bustos, monumentos, praças, entre outros) em homenagem ao Esperanto ou ao seu iniciador, Zamenhof. (Pri la Libro: Monumente pri Esperanto). Hoje esse número é muito maior.
Em Maceió temos a rua Dr. Zamenhof no farol (rua lateral do Colégio Madalena Sofia).
Quem usou o Google em suas pesquisas em 15/12/2009 encontrou a homenagem que o famoso site de buscas fez aos 150 anos de nascimento de Zamenhof (Homenagem do Google -150 anos de Zamenhof )
Lembrando que os falantes de da língua internacional podem pesquisar pelo Google Esperanto http://www.google.com/webhp?hl=eo
____________________________________________
En la 15-a de decembro 2010, Alagoana Asocio de Esperanto faros malgrandan ekspozicion pri esperantaĵoj (libroj, gazetoj, fotoj, videoj, E-kantoj, ktp) kadre de la E-kurso gvidata de nia kuba samideano Gonzalo Collantes Garcia en la Centro pri Scienco kaj Teknologio de Alagoas – CECITE (ene de la lernejaro CEPA, kie estas 13 lernejoj kaj unu ŝtata fakultato – en la kvartalo Farol, Maceió, AL – Brazilo). Krome, ni faros mallongan prelegon pri Esperanto kaj ni disdonos flugfoliojn al la gelernantoj de tiu lernejaro.
Advertisements

Respondi

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Ŝanĝi )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Ŝanĝi )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Ŝanĝi )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Ŝanĝi )

Connecting to %s

%d bloggers like this: