Dia Internacional da Língua Materna / Internacia Tago de la Gepatra Lingvo

21 de fevereiro – Dia Internacional da Língua Materna /Internacia Tago de la Gepatra Lingvo

O tema dessa edição é: As tecnologias de informação e a comunicação para a proteção e a promoção das línguas e da diversidade lingüística.

Em 1999 a ONESCO declarou o dia 21 de fevereiro como o Dia Internacional da Língua Materna para despertar nas pessoas a necessidade de preservar esse riquíssimo patrimônio da humanidade que é a diversidade linguística mundial e, dessa forma,  conservar a pluralidade de línguas e culturas.  Das 7.000 línguas existentes, metade delas está em perigo de extinção (veja o Atlas das línguas em perigo de extinção http://www.unesco.org/culture/languages-atlas/index.php). Uma língua que morre, acaba também com a cultura daquele povo que falava essa língua. Na ONU e na UNESCO há seis (6) línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, e russo. Prova que não há consenso sobre uma língua nacional dominante para uso internacional. O portal oficial da União Européia tem versões em vinte e três (23) línguas. O que mostra que os países da comunidade zelam pelo direito ao uso de suas línguas em pé igualdade. (http://europa.eu/index_pt.htm). Saiba mais sobre as línguas da comunidade participando do Passatempo linguístico .

Esperanto: a língua que favorece a diversidade linguística mundial – (do Manifesto de Praga) “Diversidade linguística: De modo geral, os governos consideram que a diversidade linguística constitui um obstáculo à comunicação e ao desenvolvimento. Os esperantistas, pelo contrário, crêem que essa diversidade é uma fonte de riqueza constante e inesgotável. Por conseguinte, qualquer língua, tal como qualquer espécie de ser vivo, dado o seu valor intrínseco, deve ser protegida e apoiada. Entendemos que a política de comunicação e desenvolvimento, se não estiver alicerçada no respeito e no apoio a todas as línguas, constitui uma sentença de morte para a maior parte das línguas do planeta. Somos um movimento em prol da diversidade linguística.”

Veja texto completo em: Wikiedia – Manifesto de Praga

Alguns sites de interesse:

http://www.tlfq.ulaval.ca/axl/langues/acces_languesmonde.htm (As línguas do mundo).

http://www.youtube.com/watch?v=DXfxRd71cKU (vídeo sobre as línguas ameaçadas)

http://vimeo.com/10218102 (vídeo: dia mundial da língua materna)

http://penclube.no.sapo.pt/pen_internacional/dudl.htm (Declaração Universal dos Direitos Linguísticos)

http://www.esperanto.web.pt/materna.htm (Declaração da Associação Universal de Esperanto)

———————

“Unesko en novembro 1999 deklaris la 21-an de februaro Internacia Tago de la denaska lingvo. La celo de la tago estas konservi la lingvomultecon kaj kulturmultecon. La elekton de la dato motivis eventoj de la 21-a de februaro 1952 en Dako (tiam orienta Pakistano, nun Bangladeŝo), kie la polico mortigis homojn, kiuj manifestaciis por la Movado por bengala lingvo.”

(el vikipedio – http://eo.wikipedia.org/wiki/Internacia_Tago_pri_la_Gepatra_Lingvo ).

Universala Deklaracio pri la Lingvaj Rajtoj: http://www.esperantio.net/index.php?id=19

Advertisements

Respondi

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Ŝanĝi )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Ŝanĝi )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Ŝanĝi )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Ŝanĝi )

Connecting to %s

%d bloggers like this: